Comissão que analisa entrada de cães nos parques ouve representantes da República dos Pets

Comissão recebeu sugestões para resolver o problema dos pets nos parques da cidade

Foto: Gabriele Campos

A Comissão Especial de Estudos para analisar e estudar as implicações práticas e o cumprimento da Lei nº 13.882/2016 "Postura Municipal em Parques Públicos no Município - entrada de animais", ouviu na tarde desta segunda-feira, 04 de dezembro, os representantes da República dos Pets, Adriano e Fabiana.

O presidente da CEE Jean Coraucci (PDT) e o vereador Adauto Marmita (PR), membro da Comissão, assistiram a explicação sobre como funciona e qual objetivo da República dos Pets. A República Nacional dos Pets é a maior Nação Pet do Brasil e tem como objetivo fomentar ações e iniciativas para o bem-estar, controle e cuidados com os pets e promover a conscientização da adoção através da reunião de pessoas, empresas, profissionais e organizações que trabalham por esta mesma causa.

Adriano e Fabiana esclareceram que uma das maiores reclamações dos frequentadores dos parques a respeito da entrada de cães é a falta de cuidado dos proprietários recolherem os dejetos de seus cães. E uma das soluções seria a implantação de um pet stop, um local com pessoas treinadas para receber os pets, desde que estes cães não tenham histórico de agressividade, e que tenha alimentação, brinquedos, aonde eles tenham interação com outros cachorros, acompanhados ou não de seus tutores. Um local que as pessoas que frequentam são simpáticas aos pets. Uma solução para ser implantada dentro dos parques, dividindo os espaços para que as famílias possam usufruir do espaço sem incomodar aqueles que não gostam de pets. Este espaço pode ser custeado por empresas, tendo a publicidade como contrapartida. A estrutura, treinamento das pessoas e captação de verbas para manter o espaço, é responsabilidade da República dos Pets.

O vereador Jean Coraucci questionou a existência de projetos parecidos em outras cidades, e os representantes citaram o Shopping Villa Lobos em São Paulo, a Praia da Barra no Rio de Janeiro e em João Pessoa.

Após agradecer a contribuição em sugestões, Jean encerrou a reunião.